sexta-feira, 12 de julho de 2013

Entrevista a Pedro Allen, Coordenador Geral da Academia e Iniciados do FC Barreirense

Que balanço fazes da última época?
Apesar de ainda não termos conseguido o sucesso desportivo que pretendemos, tenho de considerar que o balanço da época foi positivo (uma equipa na fase final e uma equipa que ganhou o campeonato complementar). Cheguei ao clube em Junho de 2012, existiam cerca de 180 atletas, mas onde reinava a desorganização bem como o cumprimento de regras ou responsabilidades, sendo que a maior queixa em relação ao clube prendia-se com a pouca atividade desportiva. Este ano desportivo temos acabámos também com 180 atletas, mas todos têm as honrado as suas responsabilidades para com a nossa instituição. Conseguimos ter 2 equipas a competir em cada escalão, organizámos um torneio interno de 2004, participámos extra clube de 2005 (Quintajense) e 2006 (Playhouse), encontros da associação e realizámos torneios em todas as paragens do campeonato (Natal, Carnaval, Páscoa e Final de Época). Voltámos a ter competição regular, dentro e fora de portas, e o nome do Barreirense voltou a ser ouvido.

Quais são as principais alterações para a época que se avizinha em relação à anterior?
A principal alteração que vai haver é uma maior proximidade entre o Futebol de 7 e o Futebol de 11, e nesse sentido o clube viu-se obrigado a encontrar alguém que me viesse ajudar para continuar a colocar qualidade na estrutura.

As tuas competências têm sido cada vez mais alargadas pelo elenco directivo, lidas bem com essa pressão?
O facto de ir ajudar na reestruturação do Futebol de 11 é um passo importante que o clube está a dar. Cada vez mais olhamos para o clube como um todo e não como a nossa "Quintinha".
O ter mais competência também é reconhecimento de um bom trabalho e isso não é pressão.

A que se deve em concreto a vinda do Carlos Fernandes e qual o papel de cada um na estrutura?
A vinda de uma pessoa para trabalhar comigo já estava pensada desde o início do ano civil (Janeiro). Com o alargamento das minhas competências (equipas), era impensável não vir alguém para me auxiliar. Reuni com a direção e falámos em vários nomes, um deles o do Carlos Fernandes. O Carlos já conhecia o clube e tem competência para trabalhar e ajudar, nesse sentido foi abordado e desde que começámos a trabalhar temo-nos conhecido melhor e tenho a certeza de que estamos no bom caminho e vamos aprender muito um com o outro.
Ao nível de funções, eu vou continuar como coordenador geral, abrangendo as equipas de Juvenis B, Iniciados A e B, Futebol de 7 e Escolinha de Futebol. O Carlos ficará mais centrado no Futebol de 7, sendo auxiliado por mim, enquanto que no Futebol de 11 e na Escolinha de Futebol será ele que me irá auxiliar. Ninguém está aqui para prejudicar ninguém, nem ninguém vem substituir este ou aquele. Vamos sim trabalhar em equipa para continuar a reestruturar e melhorar o clube.

O clube tem apostado em algumas aquisições nos seus quadro técnicas qual o teu comentário?
É verdade que o Clube tem feito um esforço para trazer ou manter todos os técnicos que tenham qualidade para o clube, mas o Barreirense voltou a ser um clube procurado. Hoje voltámos a ter técnicos que querem fazer parte do nosso corpo técnico.
O Clube tem feito algumas abordagens, mas há muita gente que já se arrependeu de não ter aceite o convite logo à primeira.
Aqui para nós quem é que não quer representar o melhor clube do distrito na Formação? 

Quais são os grandes objetivos desportivos na próxima época?
Os objetivos este ano passam claramente por mantermos o clube estruturado quer a nível financeiro, quer a nível competitivo.
Queremos como é óbvio colocar todas as equipas na fase final, não nos esquecendo que são crianças e que se por algum motivo não conseguirmos, não vamos "atirar a toalha ao chão", nem sequer vamos dispensar técnicos ou atletas.

A partir de que idade se pode começar a praticar este desporto e o que tem o clube para oferecer?
Na nossa escolinha de Futebol podem estar crianças dos 4 aos 12 anos e depois poderão ser selecionadas para as nossas equipas de competição.
As nossas equipas estão divididas em petizes (2007/2008), Traquinas (2005/2006), Benjamins (2003/2004) e Infantis (2001/2002).
A Associação realiza encontros mensais de Petizes e Traquinas, pelo que o clube vai realizar Ligas internas com outros clubes nestes escalões, de modo a proporcionar a prática desportiva com mais regularidade (todos os fins de semana).
Nos escalões de Benjamins e Infantis os atletas irão participar nos respetivos Torneios Distritais, promovidos pela Associação e queremos estar presentes em Torneios das Épocas Festivas, dentro e fora de portas, assim como participar num Torneio Internacional

O apoio directivo tem estado dentro das tuas expetativas?
Sem sombra de dúvidas.
Esta é a razão pela qual o clube está bem e vai continuar a melhorar. Tudo aquilo que está correr menos é conversado para se melhorar e sempre que há uma ação positiva também é dado apoio. Não há 2 palavras, aquilo que é dito pela direção é dito por mim, e aquilo que é dito por mim é dito pela direção. Somos 1 só e estamos em sintonia.
Agradeço o convite feito pelo Sérgio Palaio e pelo António Cristina em Janeiro de 2012, para abraçar este projeto e espero continuar a desenvolvê-lo com eles durante longos anos.

Gostávamos que deixasses uma mensagem aos adeptos do clube...
Uma esperança que não finda
Uma fé que tudo vence
Um valor mais alto ainda
Um só nome BARREIRENSE
Continuem a acreditar neste projeto e nestas pessoas que têm dado a cara pois temos valor e estamos no Clube certo.
Não se esqueçam... Mais do que um Jogador, uma CRIANÇA...

Entrevista publicada em:

Sem comentários:

Enviar um comentário