quinta-feira, 21 de julho de 2011

Entrevista a Fábio Fernandes, Coordenador do Departamento de Prospecção do FCB


De regresso ao Futebol Clube Barreirense após dois anos fora do clube, que motivações o levaram a voltar e que funções terá este ano no Barreirense?
Em primeiro lugar, é sempre uma honra poder voltar a um clube com a história e a mística do Futebol Clube Barreirense, clube centenário, e que me diz muito. Aprendi muito neste clube antes de ir para o CF Os Belenenses e claro que estarei sempre grato ao clube e às pessoas que possibilitaram o meu regresso.
Quanto às funções que irei desempenhar na nova época, irei estar ligado ao treino visto que é o que mais gosto de fazer e é naquilo que sinto que tenho maior competência de forma a servir o clube. Vou ser o novo treinador de Guarda-Redes da Academia de Futebol 7 nas equipas de competição, irei coordenar o Departamento de Prospecção de jovens talentos e serei um dos treinadores das Escolas de Aprendizagem de futebol.
Existe ainda a possibilidade da abertura de uma Escola de Guarda-Redes inserida nas Escolas de Aprendizagem de futebol, mas não só, poderá ainda receber atletas de clubes exteriores entre os 6 e os 15 anos para comigo fazerem treino específico de Guarda-Redes.

Relativamente ao projecto do Departamento de Prospecção do clube o que nos poderá dizer e prometer num projecto que é novo e que não existia no clube?
Este projecto vai ao encontro das necessidades específicas dos diferentes plantéis e não em quantidades loucas que provoquem mudanças estruturais grandes e que dificultem a transmissão da Filosofia do FC Barreirense. Bem pelo contrário este projecto assenta numa filosofia de reforçar as equipas de competição do Futebol Clube Barreirense com o objectivo de colmatar algumas saídas para os denominados “clubes grandes” bem como para assegurar qualidade e colmatar as lacunas de cada escalão. 
Sabendo que a base da pirâmide do futebol são os escalões de formação, sendo o suporte das equipas Seniores no futuro, teremos como objectivo principal reforçar as equipas de futebol 7 e tentar colmatar apenas as lacunas das equipas de futebol 11.
O que posso prometer ao clube é o mesmo de sempre, algo que me caracteriza por todos os clubes que já passei que é muito trabalho e dedicação nas minhas funções. Coordenar o Departamento de Prospecção não é nenhuma novidade para mim, visto na época passada ter sido o Coordenador da Prospecção do Clube Futebol “Os Belenenses”.

Qual a sua experiência no futebol, nomeadamente que clubes já trabalhou e quais as funções?
Eu comecei muito cedo no treino de futebol devido a uma lesão que tive no joelho que me impossibilitou de continuar a jogar futebol. Graças ao convite do Professor Nuno Fernandes tive a oportunidade de aos 17 anos ser seu Treinador adjunto e Treinador de guarda-redes na equipa de Infantis dos Ídolos da Praça em Setúbal, clube onde me mantive durante 3 épocas antes de ingressar no Futebol Clube Barreirense na época 2007/2008.
Na minha primeira época de Barreirense fui treinador adjunto e treinador de guarda-redes da equipa de Infantis A e treinador de guarda-redes da equipa de Juvenis onde trabalhei com o Professor Hugo Silva e posteriormente com o actual treinador da equipa Sénior, o Duka.
Na segunda época ao serviço do clube apresentei um Projecto para treinar os guarda-redes do futebol 7 na nova Academia de Futebol Infantil. Este projecto foi aceite e nessa época para além de treinar os guarda-redes do futebol 7, fazia ainda parte da equipa de técnicos das Escolas de Aprendizagem de futebol e integrava a equipa técnica de Valter Costa na equipa Sénior do clube, como treinador de guarda-redes.
Na época 2009/2010 fui convidado pelo Belenenses para ir treinar os guarda-redes do futebol 7, bem como os da Escola Jovem Matateu e ser treinador adjunto da equipa de Escolas A.
Na época 2010/2011 devido à situação financeira que o Belenenses atravessava não aceitei continuar no treino apenas aceitando ficar no Belenenses num projecto novo que era o do departamento de prospecção, não só das camadas jovens mas também como (Scout) elemento da prospecção do futebol profissional.
Na mesma época que desempenhei as funções de Coordenador da Prospecção do CF Os Belenenses, exerci as funções de treinador na Escola Geração Benfica do Barreiro e treinador de guarda-redes do futebol 7 do Luso Futebol Clube.
A acrescentar a estes clubes por onde passei, trabalhei ainda, no Departamento de Prospecção do Sport Lisboa e Benfica.
Agora estou de regresso a uma casa que também é minha, que eu ajudei a “construir”, que é a Academia de Futebol Infantil do FC Barreirense. Sendo assim, espero continuar a desenvolver o meu trabalho aqui com o máximo profissionalismo e empenho, sabendo porém, que ainda sou um treinador muito jovem e que tenho muito a aprender e que para isso deverei manter-me sempre actualizado com os novos métodos de treino na formação de jovens atletas, nomeadamente de jovens guarda-redes.

Sem comentários:

Enviar um comentário