terça-feira, 14 de junho de 2011

FC Barreirense vence Taça McDonald no lV Torneio dos Templários em Tomar

O Futebol Clube Barreirense participou no passado dia 10 de Junho no IV Torneio dos Templários na cidade de Tomar, com uma equipa constituída por meninos nascidos em 2003 e 2004.
Neste torneio no Municipal de Tomar, participaram cerca de 260 atletas nascidos em 2003/04, distribuídos pelas equipas do Sporting, Benfica, Belenenses, Academia do Milan, União de Tomar, Feirense, União de Leiria, Encarnação, Riachense, Torres Novas, Footkart, Playhouse, Enchense, Ofsside e Barreirense.

A nossa equipa foi constituída por Rodrigo baião, João Adão, Duarte Bonito, Diogo Braizinha, Diogo Santos (nascidos em 2004), e Rafael Pascoal, Sandro Nogueira, Duarte Henriques, Robim Pinto, Leandro Alva e Diogo Pacheco (nascidos em 2003), o treinador Pedro Braizinha Lourenço e os Directores Ezequiel e Sr. João. 

Do nosso grupo faziam parte as equipas do SLBenfica, Eléctrico P.S.,e Footkart. O Nosso primeiro jogo foi com a equipa do Footkart, e depois duma viagem algo atribulada com 35 minutos de paragem na fila da A1, a nossa comitiva apresentou-se no complexo municipal de Tomar apenas 5 minutos antes do inicio do jogo. Com um inicio de jogo algo apáticos e um pouco desconcentrados, aos 3 minutos já estávamos a perder por 1 golo, mas rapidamente entramos no jogo e aos 5 minutos na cobrança de um livre a bola bateu na trave da equipa adversária. Na sequência desse lance e após vários ressaltos a equipa adversária conseguiu aumentar para 2-0. Os nossos meninos tudo fizeram para alterar o resultado, tendo o domínio total do jogo, mas com mais uma bola no poste, e 3 lances em que já todos gritavam golo e a bola caprichosamente saiu ao lado. 

O resultado final foi 2-0 a favor do adversário. Resultado injusto devido à superioridade que mostramos, mas ganha quem marca e nós não conseguimos. No outro jogo do nosso grupo o Benfica venceu o Eléctrico por 11-0.


No segundo jogo defrontamos o Benfica, equipa muito forte e só com meninos de 2003. Este era o jogo mais complicado do nosso grupo, mas foi encarado com uma grande atitude e confiança pelos nossos meninos. Jogamos sem medo e bastante concentrados. 


O resultado final foi 4-0 a favor do Benfica. No outro jogo do nosso grupo o Footkart vencia o Eléctrico por 2-1. Com 2 derrotas nos dois jogos disputados, o terceiro jogo com a equipa do Eléctrico P. S. era obrigatório ganhar.

Com inicio às 13.20 h, os nossos meninos tiveram o domínio completo do jogo desde o seu início, as oportunidades sucediam-se mas a bola não entrava na baliza adversária. A equipa do Eléctrico só por 2 vezes consegui chegar perto da nossa baliza, tendo os nossos GR Rodrigo e Pacheco resolvido a situação. O tempo ia passando e apesar das muitas oportunidades o resultado mantinha-se inalterável. Diogo Braizinha, a jogar a Médio esquerdo, por 3 vezes de fora da área rematou forte por cima, também João Adão, a jogar a defesa tal como Rafael Pascoal, tentaram de fora da área mas sem sucesso, até que já em cima do final da partida Duarte Henriques, e depois de muitas tentativas sem sucesso, culmina um lance individual com o almejado golo. 

O resultado final foi de 1-0, que nos colocou no 3º lugar do grupo. Os 2 primeiros classificados de cada grupo disputavam o primeiro lugar da geral, enquanto as restantes equipas disputavam os lugares seguintes inseridas na Taça McDonald (para os 3º classificados do grupo), e na taça da Amizade (para os 4º classificados do grupo).

Na disputa do troféu McDonald estavam: a nossa equipa, União de Leiria, Feirense e AC. Milan, os primeiros jogos foram FCBarreirense - AC. Milan e União de Leiria – Feirense. Os vencedores destes jogos iriam jogar entre si para atribuição do troféu, e as outras duas equipas para o 3º e 4º lugar. 
O jogo com o Milan teve início às 16.40 h, com os nossos meninos cheios de vontade de vencer e muito concentrados, o domínio do jogo foi nosso desde o inicio, prova disso foi o nosso golo logo aos 4 minutos por Rafael Pascoal. A jogar muito bem, bem colocados no campo e com a bola a sempre no meio campo adversário, aos 7 minutos aumentamos a vantagem por Robim. Ao minuto 14 a equipa do Milan reduziu para 2-1, numa das poucas vezes que passou o seu meio campo.

Mas o nosso domínio continuou, e 2 minutos depois Duarte Bonito sofre Falta dentro da área e o árbitro marca penalti, na execução o mesmo Duarte bonito não consegue marcar. A equipa do Milan tentou igualar o marcador mas a atitude, concentração e vontade dos nossos meninos foi maior, e aos 18 minutos de jogo Duarte Henriques finaliza uma bonita jogada construída desde a nossa área. No último minuto, o mesmo Duarte Henriques, após excelente lance individual, faz o 4-1 para a nossa equipa. 

Com esta vitória, o nosso último jogo seria com a equipa do Feirense, que tinha vencido o União Leiria por 2-1.

Às 18.30 teve início o jogo da Final da taça McDonald entre FCBarreirense e Feirense. Já com 4 jogos realizados e com 8 horas de permanência no complexo de tomar, a nossa maior preocupação era o cansaço dos nossos meninos.

Mais uma vez começamos o jogo sem deixar o adversário jogar e a criarmos muitas oportunidades de golo, e logo aos 7 minutos, depois duma falta cometida sobre Duarte Bonito dentro da Área, tivemos a oportunidade de passar para a frente no marcador, o escolhido para a marcação da grande penalidade e depois de ter falhado no jogo anterior, foi com naturalidade o Duarte Bonito, que desta vez marcou (como é Habitual) e nos colocou em vantagem.

Aos 13 minutos aumentamos a vantagem para 2 golos por Duarte Henriques, e um minuto depois o Sandro marcou o nosso 3º golo. Com a equipa toda no ataque á procura do 4 golo, e após uma perda de bola, o Feirense consegue reduzir para 3-1. Nesta altura já era evidente o cansaço dos nossos meninos. Aos 16 minutos de jogo num rápido contra-ataque do feirense, Braizinha consegue cortar a bola já na nossa área depois uma recuperação desde o meio campo, onde o adversário já gritava golo. Um minuto depois o adversário ainda reduziu para 3-2. O cansaço dos nossos meninos foi compensado com a vontade, entrega e união que nos caracteriza e conseguimos a vitória deste troféu e o 9º lugar da geral.

Foi pena o nosso primeiro jogo da manhã, em que mostramos superioridade sobre o adversário, mas não conseguimos ganhar, tal facto não nos possibilitou ficar melhor classificados na geral. 
Num torneio muito bem organizado e com um nível competitivo bastante elevado, a nossa prestação foi excelente.

Muitos parabéns a todos os meninos que bastante divertidos dignificaram da melhor formam a camisola e mostraram toda a qualidade, atitude, vontade e união que nos caracterizam. Muito obrigado aos pais pela disponibilidade, atenção e por formarem a claque mais entusiasta e animada presente no complexo desportivo de Tomar, sempre incentivando a equipa independente do resultado.

O Treinador
Pedro Braizinha Lourenço

1 comentário:

  1. PARABÉNS A TODOS OS ATLETAS, MISTER E RESPECTIVO STAFF PELA EXCELENTE PARTICIPAÇÃO NO TORNEIO, DEMONSTRANDO TODA A NOSSA QUALIDADE!!!

    ResponderEliminar