Entre os dias 25 e 30 de março participámos no torneio de futebol de 11 “Champions in Loures 2013”, disputado em Sacavém e Loures, tendo participado os seguintes jogadores: Afonso Canhão, David Barros, Diogo Malhoa, Diogo Vilela, Fernando Rebelo (GR), Hélder Vargas, João Brito, João Chaves, Miguel Monteiro, Miguel Vieira (infantil B), Nuno Arranja, Pedro Marques “Massas”, Rafael Guerreiro, Rodrigo Palaio, Rodrigo Taveira, Ruben Gonçalves e Tiago Baião (GR).
O torneio teve uma 1.ª fase disputada por 10 equipas dividadas em 2 grupos, sendo os 2 primeiros classificados apurados para as meias finais, com os restantes a diputarem do 5.º ao 10.º lugar da classificação. Grupo 1: Boavista FC, Sporting CP, GS Loures, SC Linda-a-Velha e UA Povoense; Grupo 2: AD Bobadelense, CIF, FC Barreirense, FC Porto e SG Sacavenense.
Participámos neste torneio com o objetivo de continuarmos a nossa adaptação ao futebol de 11, sabendo de antemão das grandes dificuldades que nos esperavam, uma vez que das 10 equipas participantes eramos a única que compete em futebol 7, visto nas competições das AF de Lisboa e Porto os Infantis jogarem futebol de 11, e termos apenas 5 treinos realizados nesta vertente. No final desta participação o balanço que fazemos é bastante positivo. Fizemos um torneio em crescendo, fomos melhorando de jogo para jogo, deixámos uma boa imagem e dignificámos esta camisola e este clube com um excelente comportamento dentro e fora do campo, tendo o tempo que passamos todos juntos sido bastante importante também para reforçar e fortalecer a união e o espirito de grupo.
Começamos o torneio defrontando o CIF, realizando o nosso jogo menos conseguido e acabando por perder 0x2. Apesar de ser uma equipa com qualidade, com princípios de jogo bem definidos, melhor preparada que nós para o futebol 11, era uma equipa perfeitamente ao nosso alcance mas entrámos completamente desconcentrados no jogo. Aos 30’’ na sequência de um pontapé de canto já estávamos a perder 0x1, aos 11’ acabámos por permitir o 0x2 e apesar de termos melhorado na 2.ª parte não conseguimos alterar o resultado, nem criámos muitas oportunidades para tal. No 2.º e 3.º jogo defrontámos o FC Porto (vencedor do torneio) e o Sacavenense (3.º classificado), duas equipas com muita qualidade e mais fortes que nós mas em ambos os jogos tivemos prestações muito boas. Apesar de termos sofrido um golo cedo, reagimos bem, equilibramos diversos períodos do jogo e disputámos os jogos e os resultados mas nos últimos minutos acabámos por quebrar e deixar avolumar os resultados, 0-5 e 0-3, respetivamente. No último jogo da 1.ª fase defrontámos e vencemos o Bobadelense por 3x0, tendo o resultado pecado por escasso.
No último jogo do torneio onde se disputava o 7.º e 8.º lugar defrontámos e vencemos a equipa do Boavista por 1x0, no entanto o jogo acabou por não chegar ao fim, tendo sido interrompido a 10’ do fim. À semelhança do sucedido desde o início do torneio os jogadores, Pais e dirigentes do Boavista tiveram um comportamento lamentável, provocando e ofendendo constantemente os jogadores e restantes elementos adversários e as equipas de arbitragem, culminando com uma invasão de campo por parte dos Pais, o que fez com que o jogo fosse imediatamente interrompido pela organização e a nossa equipa tivesse abandonado o campo sob escolta policial. Esta situação já seria lamentável qualquer que fosse o escalão etário dos jogadores mas tratando-se de crianças de 12/13 anos torna-se quase surreal. Que formação cívica e desportiva estamos a propocionar aos nossos jovens quando são os adultos que deveriam ser responsáveis por essa formação e educação que são os maus exemplos e instigam a provocação e a violência?
Um agradecimento especial aos Pais por terem possibilitado a participação da equipa neste torneio, assim como pelo apoio e acompanhamento durante toda a semana, sendo sempre um exemplo de comportamento.
Os Treinadores
Sem comentários:
Enviar um comentário