quarta-feira, 23 de março de 2011

3º Encontro de Petizes da A.F. Setúbal

Foi no passado Sábado dia 19 de Março, com uma linda tarde de sol, que se realizou em Santo André o 3º encontro de petizes de AF Setúbal. As regras deste torneio têm sido alvo de grande contestação por parte dos pais dos nossos meninos. De acordo com a nova nomenclatura para os escalões compreendidos entre os 6 e os 10 anos de idade, recentemente homologada pela Federação Portuguesa de Futebol, e para o escalão de petizes (antigo Juniores “G”, sub 7), e, relativamente ao tipo de actividade (competição), está estipulado: - Actividades lúdicas - Jogo informal (máximo 4x4 sem GR) em encontros/concentrações e sem tabela classificativa.

Desta forma, e apesar de discutível, estes são os moldes da competição.

O principal objectivo da nossa participação nestes encontros é, dar aos nossos meninos o contacto directo com a competição, em locais diferentes e com adversários diferentes, realizando vários jogos num curto espaço temporal.

Concordo que a opção das balizas pequenas é uma grande condicionante ao desempenho dos nossos meninos, ainda mais quando todas as equipas que defrontamos colocam um jogador fixo na baliza.

Sendo o objectivo principal dum jogo de futebol a marcação de golos, ainda mais discutível se tornam estas regras, mas participando nos referidos encontros temos que as cumprir.

Desde já fica a inteira disponibilidade e abertura dos treinadores (Pedro Braizinha Lourenço e Bruno Correia), a todas as duvidas, interrogações e/ou sugestões para a continuidade da aprendizagem do que os nossos meninos mais gostam, JOGAR FUTEBOL.

Relativamente á tarde de Sábado, e depois de uma viagem por caminhos menos aptos á circulação automóvel (o GPS baralhou-se!!), chegamos ao campo onde se realizaram os 4 jogos da tarde.

Com todos os convocados presentes, a saber: Rodrigo Baião, João Adão, Diogo Braizinha, Duarte Bonito, Rafael Moniz, Diogo Santos, João Mestre e Gustavo Santos, realizamos o 1º jogo com a equipa Estrela de Santo André.

Apesar da grande dificuldade de marcar golos em balizas muito pequenas e com um jogador sempre colocado na referida baliza (só não pode jogar a bola com a mão) vencemos este primeiro jogo por 4-2, sendo os golos marcados por Duarte Bonito, Rodrigo Baião, Diogo Santos e João Mestre.

No 2º jogo defrontamos a equipa do Comercio e Industria, relembrar que tinha sido a única equipa que nos tinha vencido nestes encontros (0-1, no 2º encontro em Sarilhos Pequenos).

Também com um jogador na baliza, voltamos a vencer o jogo, essencialmente porque os nossos meninos trocavam bem a bola e criaram bastantes oportunidades, mas só por 4 vezes conseguimos “meter a bola no buraco da agulha”, leia-se baliza, terminando o jogo com 4-3, marcando os golos Diogo Braizinha (2), Duarte bonito e João Mestre.

Depois da realização destes 2 jogos com um intervalo de 5 minutos, tivemos 30´ de pausa.

A Pausa não fez bem aos nossos meninos, e, o terceiro jogo realizado com a equipa do Vasco da Gama foi a prova disso.

Com todos muito apáticos tanto a defender como a atacar, e também com o adversário com um jogador na baliza todo o tempo, foi muito difícil para nós marcar golos, só o conseguimos por 2 vezes, enquanto o adversário muito rápido a atacar a bola, conseguiu marcar por 4 vezes, o resultado final foi 2-4 e os nossos golos foram marcados por Diogo Braizinha e João mestre.

Para o último jogo pedi a todos os meninos outra atitude e empenho, para conseguirmos dar um presente aos pais porque era o dia do pai.

O empenho, a entreajuda e a vontade de vencer vieram ao de cima, ma a equipa adversária, Quintajense, que já defrontamos 3 vezes esta época, sempre com vitorias, colocou um jogador agarrado á baliza, e todos os outros á frente da mesma.

Foi impossível marcar golo! Os nossos meninos tudo fizeram para o conseguir, e só por uma vez a equipa contrária chegou ao meio campo, voltando novamente para a baliza! No final o resultado foi 0-0.



No final de todos os jogos os nossos meninos cantaram uma canção para os pais, e no final tinham uma pequena lembrança para lhes oferecer.



Mas as surpresas não ficaram por aqui, e as mães tinham preparado um bolo para os meninos cantarem os parabéns a todos os pais.


Obrigado aos meninos pelo esforço e vontade mostrados e a todos os pais e mães pelo esforço que sempre fazem em acompanhar os meninos nas actividades, bem como o incentivo e apoio durante os jogos.



O Treinador
Pedro Braizinha Lourenço

2 comentários:

  1. Concordo plenamente com as críticas que faz ao modelo de competição dos Petizes e Traquinas, julgo que as equipas do Barreirense continuam a praticar 1 futebol muito agradável de se ver, eu sendo treinador de 1 equipa de Traquinas do Distrito já constatei isso, apesar de continuar a ganhar os encontros reconheço que a equipa do Barreirense apresenta jogadores de 2003, o que os torna mais aptos a competir nas próximas épocas, continuem com o vosso trabalho, pois pelos resultados alcançandos e o futebol praticado nos últimos anos, vão continuar a ser recompensados pelos excelentes atletas que se tornam os vossos jogadores.
    Um abraço e continuação de bom trabalho.

    ResponderEliminar
  2. relativamente á utilização de meninos de 2003 na nossa equipa de petizes,essa informação não esta correcta, antes pelo contrário, em todos os jogos que realizamos esta época temos incluido meninos de 2005 na nossa equipa A de petizes. abraço
    Pedro Braizinha Lourenço

    ResponderEliminar