terça-feira, 29 de março de 2011

Entrevista a Rodrigo Palaio, Capitão dos Benjamins A do F.C. Barreirense

Fala-nos um pouco sobre ti. Qual o teu percurso até aos Benjamins A?
Tenho 11 anos de idade e sou sócio do barreirense desde o dia em que nasci (foi o meu avô Álvaro que me inscreveu). Ando no 5º ano no colégio Minerva e tenho um irmão mais velho e uma irmã mais nova. Comecei a jogar basket no Barreirense com 4 anos, por causa do meu irmão que também lá jogava e eu gostava muito. Foi o meu tio Jorge que insistiu com os meus pais para me deixar vir para o futebol, e há 4 anos vim experimentar ainda na verderena, mas em Janeiro deixei e voltei ao basket, porque o horário era difícil e eu não podia vir sempre. No ano seguinte, o prof. Carlos Fernandes ligou ao meu pai e voltei para não sair mais.

E a escola? Como está a correr?
A escola está a correr bem, tive 4 em todas as disciplinas. Os meus pais dizem-me sempre que a escola está primeiro e eu sei que se tiver notas fracas, não sou um bom exemplo para a equipa e a minha mãe começa logo a dizer que se acaba o futebol, por isso, esforço-me ao máximo para correr tudo bem e continuar a fazer o que mais gosto.

E que gostas de fazer para além de jogar futebol? Tens hobbies?
Gosto de fazer tudo o que os meninos da minha idade gostam, brincar, ver televisão, jogar playstation, nadar, e mais coisas. Não tenho é muito tempo, o futebol ocupa-me 4 dias por semana, sobram 3 para estudar e fazer as outras coisas todas.

E objectivos para o futuro? O que queres ser quando fores grande?
Gostava de ser um jogador de futebol igual ao Xavi, mas sei que é muito difícil, por isso vou esforçar-me muito nos treinos e na escola e depois logo se vê o que vai acontecer.

Voltando ao Futebol, que balanço fazes desta experiência?
É o meu terceiro ano na competição e o segundo como capitão de equipa. O primeiro foi um bocadinho complicado, fui convocado poucas vezes, não sabia nem gostava de jogar a defesa e achava que o mister não gostava de mim, mas nunca desisti e tentei aprender e trabalhar mais, e a partir daí foi tudo mais fácil. No ano passado, ganhei ainda mais confiança com a chamada a um jogo e alguns treinos na equipa A. Jogo onde me mandarem e onde for preciso, tenho sempre é vontade de jogar e ajudar os meus colegas.

Como és a jogar e o que mais gostas em campo?
Luto muito, jogo para a equipa, trabalho no campo e dou sempre o máximo. Procuro sempre incentivar os meu colegas a serem fortes e a jogarem à Barreirense, com garra e força, não gosto de choramingas nem de mariquices, gosto muito de fazer carrinhos, de jogar de cabeça e de rematar de longe.

A tua equipa apurou-se recentemente para a fase final. Que balanço fazes desta época?
O inicio da época não foi fácil, entraram jogadores novos, um mister novo e as coisas são mais difíceis, mas o nosso mister sempre disse que se trabalhássemos e soubéssemos ser uma equipa unida à Barreirense, podemos conseguir muitas coisas boas. Ele dá-nos muita confiança e incentiva-nos a sermos amigos e a trabalharmos sempre mais e as coisas aparecem. Estamos nas 6 melhores equipas e está a ser uma época muito boa e divertida e damo-nos todos muito bem.

E quais são os objectivos para esta fase final?
O mister ainda não nos disse qual é o objectivo, e sei que vai continuar a falar jogo a jogo, mas o que eu e os meus colegas queremos é ser campeões.

Que mensagem gostarias de enviar ao teu grupo de trabalho?
Temos de continuar a trabalhar, a ser muito unidos e amigos como até aqui, sermos humildes, andar sempre de cabeça levantada, e acreditar que conseguimos ser campeões. Gosto de todos os colegas e misters e tenho um orgulho grande em ser o capitão.

E aos sócios e adeptos do FCB?
Que continuem a ver os nossos jogos, a apoiar a nossa equipa, que vamos dar sempre o nosso melhor, que vamos tentar ser campeões e dar esta prenda dos 100 anos, e que gosto muito de jogar no Barreirense.

3 comentários:

  1. tens uma das maiores virtudes num jogador da tua idade " é ser humilde" de certeza que vais conseguir ser cada vez melhor jogador, com toda a tua vontade em jogar futebol consegues honrar a camisola que vestes, jogas á BARREIRENSE....

    ResponderEliminar
  2. grande palaio, parabens pelo exemplo que és para os teus colegas, continua assim que vais longe fico a torcer por ti.
    Miguel Costa

    ResponderEliminar
  3. Grande Capitão! Falou como um Homem grande e por isso se percebe porque é o capitão desta equipa.
    Continua a crescer, mantem-te humilde e amigo de todos.
    Um forte abraço
    Pedro Pinto

    ResponderEliminar