quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Entrevista com Nuno Fernandes, técnico dos infantis A

Depois do brilhante apuramento para a fase final do campeonato de infantis, o técnico, Nuno Fernandes, falou-nos sobre o que tem sido a época até ao momento, desde a passagem á fase seguinte de prova, passando pelos desempenhos escolares do nossos meninos e terminando com o orgulho em ser treinador de um clube quase, quase centenário.

Site: 1) Como decorreu este último jogo da 1ªfase na Charneca da Caparica?
Nuno Fernandes: "Correu bem, ou seja, a equipa cumpriu integralmente o que estava definido no plano de jogo. Vencemos por 6-1, num campo com caracterísiticas diferentes daquelas a que estamos habituados a jogar por ser de terra batida. A nossa superioridade foi clara ao longo de todo o jogo dado que a concentração competitiva imposta pelos nossos atletas foi muito elevada."

S: 2) Estando dependentes do resultado do Sesimbra no Monte de Caparica, estavam a par do que ía sucedendo nesse jogo ou só souberam o resultado no final do desafio?
N.F.: "Primeiramente, estivemos apenas concentrados no nosso jogo e em conseguir obter os 3 pontos em disputa. Sabíamos que se não cumprissemos a nossa parte de nada valeria um resultado negativo do nosso directo opositor Sesimbra. Sabíamos que estavamos dependentes do Sesimbra, mas também acreditávamos que pudesse perder pontos no campo do Monte da Caparica dado que esta equipa demonstrou também uma qualidade elevada ao longo da 1ª fase. Relativamente ao resultado desse jogo, até ao intervalo não soubemos de nada e fomos para para o balneário sem nenhuma informação. No início da 2ª parte, obtivémos a informação de que o Sesimbra estava a perder 3-0 ao intervalo, no entanto, conseguiu recuperar para 3-3 e com mais um golo seriam eles a ir à fase final. Ficou tudo em "suspense" até porque o nosso jogo terminou antes do jogo do Sesimbra e estivemos à espera dentro do campo que terminasse o respectivo jogo para saber qual seria o resultado. A notícia do resultado final surgiu e foi a festa total."

S: 3) Este era o principal objectivo da temporada, a passagem à fase final?
N.F.: "Numa etapa da formação tão baixa como são os Infantis A (Sub-13), nunca pode ser a meu ver um objectivo primordial a componente do resultado e respectivas classificações ou apuramentos, no entanto, se pudermos conciliar as diferentes vertentes da formação de um jovem atleta e que passam essencialmente pelos aspectos humanos, sociais e desportivos onde procuramos ajudar a formar jovens para o futuro porque todos sabemos que a maior parte deles não será profissional desta actividade. Mas é sempre bom ganhar e ficar entre os primeiros mas nunca descurando todas as outras facetas de jovens atletas. O desempenho escolar deverá ser sempre a prioridade máxima."

S: 4) Como vês as alterações ao formato deste campeonato de infantis, bastante diferente das épocas anteriores?
N.F.: "Para esta época a ideia inicial da Associação de Futebol de Setúbal deveria ser nivelar o actual quadro competitivo, de forma a não haver jogos muito desnivelados numa 1ª fase que era o que vinha acontecendo em épocas anteriores. No entanto, ao fazer um sorteio "puro", apenas dividido por 2 zonas geográficas, também pode-se incorrer no erro de colocar as equipas mais competitivas numa só série e surgir outra série com equipas pouco competitivas e que mesmo assim poderão ir à actual fase final. Por exemplo, esta época, não tenho duvidas que ficámos na série mais difícil e competitiva juntando a zona de Almada, Seixal e Barreiro que são sempre as zonas onde estão incluídas as melhores equipas. E nesta série de 15 equipas só foram apuradas a 1 volta 2 equipas (GC Corroios e FC Barreirense) ficando excelentes equipas pelo caminho como foram o Sesimbra, o Fabril, o Monte da Caparica e o Beira Mar de Almada. Por outro lado, não entendo quais as vantagens formativas da necessidade de haver cabeças de série (os apurados para a fase final) para a próxima época."

S: 5) Para a Fase Final quem consideras serem os principais candidatos ao titulo e porquê?
N.F.: "Pelo percurso efectuado na época anterior os finalistas do escalão de Infantis B da época passada serão sempre favoritos, ou seja, o GC Corroios que é o actual campeão de Infantis B e o V. Setúbal finalista vencido. No entanto, penso que vai ser um campeonato equilibrado porque todas as outras equipas têm valor e nós, FC Barreirense, teremos sempre uma palavra a dizer no sentido de defender o título conquistado na época passada em Infantis A. Poderão até surgir surpresas durante esta competição."

S: 6) Como tens sentido a evolução da equipa ao longo da época até hoje?
N.F.: "Dado o trabalho desenvolvido até ao momento, a equipa está hoje bem diferente para melhor daquela que iniciou a época. Os métodos de treino aplicados até agora têm potenciado os nossos atletas individual e colectivamente e estou seguro que a nossa qualidade de jogo melhorou significativamente. Sendo assim, espero um excelente desempenho desta equipa que demonstra todos os dias nos treinos uma óptima atitude competitiva e uma disciplina / cumprimento de regras de grupo bastante aceitável. Por outro lado, existe muita amizade entre todos eles o que faz com que a equipa seja muito unida."

S: 7) Vai haver algum reajustamento no plantel?
N.F: "Não estava previsto nenhum reajustamento no plantel, no entanto, por circunstâncias que coincidiram com o termino do fecho das inscrições, temos agora um novo Guarda-Redes que jogava na Académica de Santarém e que fará parte deste plantel com a possibilidade também de representar a equipa de Iniciados B. Por outro lado, temos na equipa B de Infantis alguns atletas que tenho vindo a observar a sua evolução e posso dizer, que para já, um deles tem vindo a treinar connosco e poderá integrar definitivamente este plantel de forma a reforçar o mesmo para esta fase final."

S: 8) A nível escolar os teus jogadores/alunos tem atingido boas notas?
N.F.: "Sim, o desempenho escolar de quase todos eles ao longo do 1º Período foi muito positivo. A maior parte teve excelentes notas de nível Bom e Muito Bom. No entanto, há uma ou duas situações de atletas que têm mais dificuldades e que já foram alertados por nós, equipa técnica, em consonância com os familiares para melhorarem rapidamente o seu aproveitamento escolar."

S: 9) Queres deixar algum comentário aos que tem acompanhado esta equipa de infantis? Técnicos, Dirigentes, Pais, Familiares, amigos?
N.F.: "Sim, gostava de agradecer a todos os pais, familiares e amigos que têm acompanhado a nossa equipa de forma exemplar. Muito obrigado pelo apoio dado, pela disponibilidade prestada e o bom ambiente que se vive nesta equipa deve-se essencialmente a eles. Sabemos que iremos entrar agora numa competição ainda mais difícil, no entanto, da minha parte e da equipa tudo faremos para prestigiar o nome de um clube que será brevemente centenário - o FC BARREIRENSE!"

Sem comentários:

Enviar um comentário