quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Vitória justa da melhor equipa

Infantis A - 6ª Jornada - 1ª Fase - 30/10/2010
GC Corroios - 4 / FC Barreirense - 0

Equipa inicial: 12 - Gonçalo Marinheiro ; 3 - Raúl Junior; 4 - Nuno Longo; 6 - Tiago Miranda; 7 - Gonçalo Silva; 10 - Pedro Pina (Cap.); 11 - Álvaro Amado (Vává).

Jogaram ainda: 1 - Ricardo Ramos; 2 - Filipe Brízida; 5 - João Ivan; ; 8 - Tomás Duarte; 9 - Elton Sanches.


Nesta 6ª jornada defrontavam-se os dois líderes da classificação, pelo que se esperava um jogo equilibrado e muito difícil para a nossa equipa. O GC Corroios, Campeão Distrital na última época, foi muito forte individual e colectivamente demonstrando um grande coesão e um nível competitivo muito elevado.

Durante a semana que antecedeu o jogo, estudámos o adversário e alertámos a nossa equipa sobre os seus pontos fortes e qual a forma de os anular. No entanto, demorámos imenso tempo para entrar no ritmo forte do jogo imposto pelo adversário, algo desconcentrados e muito precipitados o que facilitou os processos de jogo do Corroios.

Depois de algum equilibrio inicial, o Corroios começou a tomar conta do jogo dada a sua supremacia ao nível da manutenção da posse de bola e levando sempre vantagem nos duelos individuais. Numa rápida transição para o ataque, o Corroios beneficiou de um ressalto no corredor central e conseguiu isolar um dos seus jogadores que contornou o nosso Guarda-redes obrigando este a cometer uma grande penalidade que culminaria com o 1-0 para a equipa da casa. Vantagem merecida, dada a nossa inoperancia, atitude pouco competitiva e alguma desconcentração na forma como abordámos um jogo desta natureza.


Porém, até ao intervalo, alterámos o nosso esquema táctico e melhorámos substancialmente o nosso processo ofensivo criando mais dificuldades à equipa do Corroios. Mas continuámos desinspirados, sem "chama" e com uma velocidade de jogo muito aquém do que fizémos em jogos anteriores. Sabíamos que tinhamos de arriscar mais no sentido de chegar ao golo do empate e que correríamos maiores riscos a nível defensivo e num contra-ataque do Corroios por pouco não sofremos o 2-0.

Ao intervalo: 1-0

A 2ª parte resume-se ao facto de apenas ter existido uma equipa em campo. Muito apáticos e pouco agressivos íamos perdendo várias bolas em zonas vitais do terreno, quer pela falta de concentração ou por uma fraca atitude competitiva, com um adversário muito forte e que levou este jogo muito a sério. Aos 5 minutos da 2ª parte, num pontapé de canto a favor do Corroios a bola sobrevoa a nossa pequena área sem que Gr ou outro jogador lhe toque e ao 2º poste o médio ala do Corroios faz o 2-0 num cabeceamento para a nossa baliza (falha de marcação).

De seguida, numa perca de bola da nossa equipa a meio campo, a melhor jogada da partida e do adversário, com uma triangulação no corredor direito, cruzamento ao primeiro poste e cabeceamento exemplar do seu médio centro a fazer o 3-0.

O jogo já estava muito difícil mas mesmo assim tivémos duas oportunidades flagrantes por intermédio de Elton Sanches (isolado) e que não foram concretizadas em golo. Sendo assim, já perto do final da partida o GC Corroios ampliou a vantagem numa jogada assente no seu futebol apoiado e com uma excelente tabela que isolou um dos seus jogadores que rematou para o 4º e último golo da partida.

Vitória justa daquela que foi a melhor equipa em campo, no entanto, por uma margem algo exagerada, dado que poderiamos ter feito pelo menos dois golos.

Espero que esta derrota pesada, em meu entender, sirva de lição e aprendizagem para nossos jovens atletas que nunca deverão pensar no "eu" em detrimento do "nós". Pensar individualmente num jogo desportivo colectivo é dar trunfos ao adversário e, só colectivamente, unidos e com um empenho e atitude competitiva fortes (como já demonstrámos esta época) poderemos melhorar e voltar a obter um desempenho correspondente ao valor da nossa equipa.


Equipa, vamos trabalhar, treinando com os níveis de intensidade elevados no sentido de colocar toda a nossa qualidade no próximo jogo e demonstrar que este não foi mais do que um acidente de percurso!

Muito obrigado a todos os familiares e amigos que nos apoiaram neste jogo em Corroios!!!

Na próxima semana, a 7ª jornada será disputada na nossa Academia, pelas 9h30m, onde iremos receber a equipa da Escola de Formação António Pica.

Esperamos o apoio de todos os familiares, amigos e simpatizantes do clube no sentido de ultrapassar mais este obstáculo!

O Treinador
Nuno Fernandes
 

Sem comentários:

Enviar um comentário