quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Empate difícil de digerir

Infantis A “A” - 13ª Jornada – 1ª Fase Campeonato Distrital – 22/12/2012
F.C. BARREIRENSE “A” – 6 / C. Olímpico Montijo – 6


Em jogo a contar para a 13.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Distrital de Infantis A recebemos na nossa Academia a equipa do C. Olímpico Montijo tendo participado neste jogo os seguintes jogadores: Afonso Canhão, David Barros, Diogo Vilela, Fernando Rebelo (GR), Gonçalo Lampreia, Hélder Vargas, João Brito, João Chaves, Pedro Marques “Massas”, Rodrigo Palaio e Tiago Baião (GR).


Entrámos em campo fortes, com vontade de resolver o jogo e mostrando qualidade. Frente a uma equipa que defendeu sempre com todos os jogadores no seu meio campo, procurando fechar os espaços para a sua baliza e que em posse de bola optou sempre por um futebol direto, procurando rematar de todo o lado, demorámos um pouco a adaptarmo-nos a este futebol e apesar de termos marcado logo aos 3’ (Hélder), aos 5’ permitimos o golo do empate. Reagimos bem, tivemos paciência e segurança na circulação de bola e voltámos para a frente do marcador com golos aos 9’ (Canhão) e aos 15’ (Massas). Apesar de termos sofrido o 3x2 aos 16’, dominávamos e controlávamos o jogo pecando apenas na finalização mas aos 25’ (Brito) e 28’ (Chaves) com justiça conseguimos dilatar o resultado, chegando ao intervalo a vencer por 5x2


Depois de uma boa 1.ª parte em que mostrámos qualidade, dominando e controlando sempre o jogo, durante a 2.ª parte, houve muita pressão de fora para dentro de campo e essa pressão acabou por influenciar negativamente todos os intervenientes mas especialmente a nossa equipa, essencialmente nos últimos 15’. Durante esse período cometemos alguns erros, tanto ofensivos como defensivos, mas acima de tudo deixámos de jogar o nosso futebol, indo atrás do futebol da equipa adversária, o que fez com que perdessemos o controlo do jogo. Apesar de sofremos o 5x3 aos 35’, continuámos a controlar o jogo e a dispor de muitas oportunidades para marcar mas encontrámos pela frente um GR inspirado que defendeu tudo e só conseguimos voltar a marcar aos 42’ (Gonçalo). Ofensivamente fomos desperdiçando as oportunidades criadas e defensivamente fomos facilitando e acabámos por sofrer golos aos 45’, aos 56’ e já nos descontos acabámos por permitir o golo do empate. Apesar de nas jogadas seguintes ainda termos criado ocasiões para voltar para a frente do marcador já não o conseguimos fazer e acabámos por empatar o jogo. 


Empate muito difícil de digerir fruto de uma 2.ª parte muito confusa em que nos deixámos influenciar demasiado pelo ambiente, deixámos de jogar e acabámos por pagar muito caro os erros cometidos. Frente a uma equipa que não constrói, só jogando direto na frente mas que é muito combativa e nunca baixou os braços sofremos hoje tantos golos como os que tínhamos sofrido nos restantes 11 jogos realizados.

No próximo sábado, dia 29 de dezembro deslocamo-nos à Jardia, para defrontar a Playhouse S.A., em jogo a contar para a 14.ª jornada.

Os Treinadores
Estêvão Gonçalves, Bruno Costa e Aluízio Rodrigues

1 comentário:

  1. Boa noite, escrevo apenas congratular-vos pelo blog e pelo fantástico campeonato que estão a realizar e para esclarecer que o Olímpico do Montijo é uma equipa que constrói bastante no processo ofensivo, sendo os seus 74 golos sinónimo disso; todavia, este Sábado, por um vasto leque de motivos, não o fez. Algumas das razões para o futebol extremamente directo e os múltiplos remates de fora da área:

    - Demasiado receio do adversário, cujos números e posição na tabela classificativa sugeriam uma equipa ainda mais forte do que aquilo que se revelou;
    - Identificação do meio campo do Barreirense como o ponto forte do seu conjunto e a defesa e o GR como os mais acessíveis, sendo o futebol directo a forma mais prática de transpor a muralha do miolo, onde o Barreirense dispõe de alguns dos mais habilidosos jogadores desta série C.
    - Não ter, à data, nenhum dos 4 médios centro do plantel disponíveis, dois por lesão, um por doença e outro por motivos familiares. Outro dos jogadores mais criativos do plantel cumpriu castigo da AFS;
    - Dadas as ausências, 5 jogadores do Olímpico jogaram os 60 minutos e apenas dois suplentes foram utilizados, um por 24 e outro por 3 minutos, logo teve de ser feita uma grande gestão do esforço por parte de todos, apresentando-se o futebol directo como uma solução óbvia;
    - O pseudocampo de futebol 5 convidou a que os jogadores do Olímpico procurassem a sorte de zonas que, subitamente, se tornaram apelativas, abdicando autonomamente de praticar o futebol a que acostumaram os seus adeptos.
    - Outras justificações poderiam ser apresentadas, no entanto, o mais importante, é que a solução encontrada funcionou e os atletas conseguiram contrariar uma equipa cujo favoritismo era total e que ao intervalo havia já “resolvido” o jogo.

    Com uma segunda parte de grande esforço e entrega, além do desgaste acentuado pela atitude muito mais pressionante e por já não defender com todas as suas unidades, o Olímpico deu boa resposta à superioridade local, beneficiando da inspiração do seu guardião, que soltou a equipa, permitindo-lhe um segundo tempo de grande qualidade, com excelentes momentos de futebol, como o terceiro e quinto golos obtidos, por exemplo.

    Em suma, parabéns às duas equipas, que proporcionaram um bom espectáculo de futebol. Ao Barreirense por ser um conjunto muito organizado; aos atletas que dirijo por acreditarem até ao fim que ainda tinham uma palavra a dizer e por terem marcado um número de golos que nenhuma equipa havia marcado e que dificilmente qualquer outra marcará a este Barreirense em 2012/2013.

    O treinador do Olímpico do Montijo,
    Ricardo Jorge Gomes

    ResponderEliminar