quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Entrevista a Carlos Fernandes

Que balanço fazes após estes 2 meses?
Faço um balanço muito positivo. 2 meses efetivos mas que passam a 5 meses pois o Verão foi passado a preparar o que aí vinha. Tudo tem andado muito depressa e não estava à espera de neste momento termos já um nível de organização tão elevado. Quer a nível competitivo quer a nível de estrutura da Academia mostramos já que estamos no caminho certo. Naturalmente há ainda alguns pormenores a retocar, mas estamos seguros do que estamos a realizar, bem como do rumo a seguir. Foram 5 meses onde conseguimos fazer com que o Clube FC Barreirense fosse novamente imagem de credibilidade, segurança, competitividade e competência.

Qual o nível competitivo que podemos esperar das nossas equipas de futebol 7?
Um nível elevadíssimo em todas as nossas equipas. Temos neste momento 8 equipas a disputar os Campeonatos da AFS, como resultados temos 22 vitorias, 2 empates e 6 derrotas. Naturalmente que esta competitividade não aparece por magia. Alterámos metodologia, processos de treino, vieram novos jogadores para as equipas, potenciámos os que cá estavam e temos consciência que há muito ainda por fazer. As gerações de Traquinas e Petizes apresentam-se cada vez mais com mais talento, com melhorias evidentes em todos os aspetos. No entanto nada está feito. Isto foi o ponto de partida aproveitando já algum trabalho realizado anteriormente, para consolidar a nossa forma de trabalhar na formação mudando hábitos e fazendo com que cada vez mais existisse muita qualidade no que é apresentado.

Quais são as principais diferenças que encontras-te aquando da tua ultima passagem pelo clube?
Muitas… Tudo esta diferente para melhor. Aliás só assim eu posso regressar ao clube. Existe uma componente diretiva que me tem proporcionado a mim e a minha equipa de treinadores tudo para realizar o nosso trabalho. Não tem faltado nada e principalmente no aspeto pessoal onde a presença constante da direção faz com que sintamos confortáveis no que estamos a realizar. Por outro lado houve um hábito que já não existia ou pouco estava enraizado, que era o de ter equipas ganhadoras. É preciso ter espírito vencedor, é preciso ser-se competitivo e tentar a cada dia ser um pouco melhor. E esse espirito tinha-se perdido. Neste momento existe, os nossos jogadores vão para o campo naturalmente fazer o que é trabalhado e pedido e com uma vontade imensa de ganhar, de melhorar, de serem aquilo que nós esperamos dum jogador Academia FCB.


As equipas técnicas têm técnicos que transitaram e outros que chegaram, como sentiste a sua adaptação a esta nova realidade?
Adaptação muito fácil. Quer os que ca estavam , quer os que chegaram são pessoas muito competentes. É uma equipa de treinadores muito boa, que souberam adaptar-se a uma nova coordenação desportiva, a uma nova forma de trabalhar, de estar. Foi decisiva a Formação que fizemos no inicio de época onde todos contribuímos para a construção do nosso Modelo de Formação. Estamos em permanente contato uns com os outros, falamos e participamos nas equipas de todos e isso é fundamental.

Muitas vezes surgem duvidas na relação formação/competição, dá-nos a tua visão sobre este tema??
Em relação ao projeto Academia Formação FC Barreirense esses dois conceitos não se podem dissociar. Estamos a falar de idades compreendidas entre os 4-6 anos até aos 13 em que o aspeto formativo tem que estar presente. Fundamentos técnicos, táticos, psicológicos, físicos característicos de cada idade têm que ser estimulados no timing correto. Não podemos somente pela sofreguidão do resultado queimar etapas e estimular precocemente o aparecimento de determinados aspetos em que fica mais fácil obter o resultado. Estamos a pensar num desenvolvimento integral do atleta com o objetivo que ele se desenvolva harmoniosamente numa modalidade que ele gosta de estar fazendo que tudo apareça a seu tempo. Somos um clube de Futebol e queremos cada vez mais fazer com que os atletas Academia FCB façam parte dos quadros das nossas equipas de Pré Especialização SUb15 até aos Seniores. No entanto acreditamos no Modelo que defendemos e temos consciência que cada vez mais o snossos atletas são melhores e por isso é natural que as vitórias apareçam… Mas de uma forma natural preparando-os também par ao seu futuro.

Como defines o nível competitivo das nossas equipas?
Neste momento e para o que tínhamos previsto para esta fase da época estamos a cumprir com o objetivado. Vamos de forma faseada consolidar o que está planeado, não entrando em euforias e loucuras desmedidas, não pondo em causa o que defendemos. Vamos passo a passo traçar o nosso caminho, e esse caminho sabemos nós que está a ser bem traçado.


Como tem funcionado a relação direção/coordenação neste teu novo ciclo no clube?
Tem funcionado da forma como eu idealizo essa mesma relação. Cordial, com respeito pelo papel com que cada um desempenha na estrutura e com uma competência muito elevada. As dúvidas que havia anteriormente em relação ao que ia ser a Academia de Formação FC Barreirense estão terminadas. Neste momento é uma certeza a nossa foram de estar, a nossa forma de trabalhar, a nossa preocupação com o bem estar de quem faz parte deste projeto, desde a Direção do clube, coordenação, Treinadores, diretores auxiliares, Pais e familiares, amigos e principalmente os nossos Atletas.

Desejos para o futuro?
Não tenho muitos. Somente que continuemos de forma sustentada a traçar o nosso caminho, sendo que temos consciência que por vezes nem tudo vai estar bem e temos que ter a capacidade de melhorar, de corrigir o que está menos bem e potenciar o que esta melhor. Que estamos naturalmente conscientes de que temos tarefas muito difíceis pela frente, no entanto a competência, o rigor, o profissionalismos com que todos os dias fazemos (e falo de todos o s que fazem parte do staff da Academia) o nosso trabalho vamos ser a cada dia que passa um pouco melhores, mais competentes e mais felizes…

Sem comentários:

Enviar um comentário