sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Nuno Fernandes - Treinador do Infantis A


1) Como considera o desempenho da equipa ao atingir o apuramento para a 2ªFase - Final?
A equipa de Infantis A do FCB obteve um ótimo desempenho nesta 1ª Fase do campeonato distrital dado que conseguimos atingir o principal objectivo a que nos propusemos que seria ser apurado mais uma vez para esta fase final que contará com as 8 melhores equipas do distrito. Ainda para mais, conseguimo-lo ficando em 1º lugar da Série A e sem averbar qualquer derrota!

2) Quais as maiores dificuldades que sentiu nesta 1ªFase do campeonato?
Foi uma 1ª Fase muito difícil e competitiva. Estavam inseridas na nossa série 6/7 equipas com qualidade para atingir o apuramento, ao contrário de outras séries que tinham 2/3 equipas a competir pelos dois lugares cimeiros que dariam acesso à fase final! A nossa série foi, de facto, a mais difícil, no entanto conseguimos superar equipas que estão juntas (com o mesmo plantel) há 3/4 anos como são os casos do GD Fabril e Amora FC. Em minha opinião, o grande jogo que fizemos durante esta fase foi na Amora em que vencemos um adversário muito difícil e com uma arbitragem a que eu chamo de hilariante!!! O jogo com o Cova da Piedade na nossa Academia também irá ficar na nossa memória não só porque jogámos mais de 40 minutos em inferioridade numérica, mas também pela simples razão de termos tido uma atitude fantástica e uma demonstração de força, união e entrega a um jogo que praticamente parecia perdido!

3) O apuramento era o principal objectivo da temporada?
O principal objetivo da temporada passa por preparar estes jovens atletas, em fase terminal do futebol 7, para um futebol mais complexo e exigente como é o futebol 11. Nesta vertente de preparação, a formação do jovem nos aspetos sociais, desportivos, psicológicos e escolares são de facto a nossa prioridade, nunca descurando que podemos fazê-lo também com bons resultados desportivos! Respondendo mais concretamente à vossa pergunta: sim, era um dos objetivos e que foi alcançado, no entanto, vamos agora que chegámos à fase final nos propor a obter a melhor classificação possível e que passa, também, se as circunstâncias nos favorecerem, em discutir o título até final do campeonato!

4) Que conhece do primeiro adversário da 2ªFase, Os Amarelos?
As equipas dos Amarelos são, normalmente, difíceis de defrontar, principalmente no seu reduto. Têm atletas muito fortes nos duelos individuais e quando jogam no seu campo de terra batida são difíceis de suplantar. No entanto, encararemos este jogo com muita seriedade, respeito pelo valor do adversário, mas conscientes de que temos qualidade suficiente para vencer este 1º jogo da fase final!

5) Para si, qual ou quais as equipas candidatas ao titulo?
De todas as equipas já observadas, penso que o Almada como campeão distrital de Infantis B na época anterior, parte com uma ligeira vantagem porque é uma equipa ou um plantel muito equilibrado, com qualidade tecnico-táctica acima da média e que, já vem junta desde os Benjamins, ou seja, possui processos de jogo automatizados e rotinas que foram criadas a seu tempo para ser uma equipa muito competitiva. Porém, numa segunda linha de candidatura, vem o FC Barreirense, V. Setúbal e Leão Altivo, equipas também equilibradas mas com menos tempo de preparação comparativamente com o Almada! Não pudemos também descurar o GD Portugal e o Pinhalnovense porque são equipas que estão muito bem orientadas e que se podem tornar muito fortes com o decorrer da competição! Finalmente, coloco num ultimo patamar, mas também com pouca diferença para as outras equipas, os Amarelos e os Ídolos da Praça que, na minha opinião, são claramente outsiders e como não têm nada a perder poderão surpreender qualquer adversário de maior valia!

6) Quais as chances do F.C.Barreirense nesta fase?
Temos as mesmas chances dos principais candidatos, desde que nos concentremos apenas em realizar o nosso trabalho, demonstrando o nosso valor numa fase final muito competitiva e, talvez, a mais equilibrada dos últimos 5 anos nos Infantis A.

7) A nível escolar os nossos meninos estão a portar-se bem?
Sim, a maioria obteve bons resultados escolares. No entanto, há situações de alguns atletas que obtiveram um desempenho escolar insuficiente e que nós, como equipa técnica, juntamente com diretores da nossa equipa e os pais, estamos a afinar estratégias de atuação no sentido dos mesmos melhorarem os seus resultados escolares. A ESCOLA terá e deverá ser SEMPRE a prioridade que qualquer atleta em formação neste clube.

8) Não acha demasiado stressante para os miúdos uma 1ªfase da prova tão competitiva onde só são apurados os 2 primeiros de cada grupo?
Poderá parecer stressante, no entanto, para nós funcionou, dada a competitividade existente, como um alicerce para a fase final! Jogos competitivos são os que não mais prazer de jogar ao contrário daqueles em que goleámos!!!

9) Foi bom voltar a treinar jogadores que já haviam passado pelo Barreirense à 2 anos?
Não gosto de distinguir jogadores que saíram e voltaram a entrar daqueles que sempre por cá estiveram. Penso num todo, ou seja, a equipa atual tem atletas que treinam com uma intensidade alta, empenho e dedicação. Os atletas a que se refere vieram de facto bem preparados, no entanto, aqueles que cá ficaram também acabaram por evoluir bastante dado que se aumentou o tempo de utilização de cada um deles na época passada. Temos um grupo muito homogéneo e similar em termos de qualidade técnico-táctica, no entanto, precisamos de afinar um ou outro pormenor ao nível da componente psicológica, factor determinante para a prestação desportiva de um atleta que começa a ficar numa idade de maior rebeldia.

10) Quer dedicar o apuramento para a 2ªFase do campeonato, a alguém em especial?
Sim, à minha família e aos meus verdadeiros amigos pelo apoio incondicional à minha atividade como treinador, assim como a todos os atletas dos Infantis A e seus familiares e amigos que estiveram sempre próximos da equipa. Em especial, à minha namorada que se encontra grávida e à qual dedico este apuramento pelo tempo em que não estamos juntos, numa altura sempre difícil mas bonita da vida que é virmos a ser pais pela 1ª vez!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário